Revista Merkado » DECOR
sexta 19 de junho de 2015, por: Equipe Merkado

Jader Almeida: compartilhando seu olhar e pensamento

“Existe design em cada detalhe que projeto. Apenas considerando a importância de cada componente é que se chega à harmonia.”
É com esta constatação que Jader Almeida inicia a nossa conversa. Um designer que aprecia a ideia de que o produto possa ser multiplicado em escala industrial, já que esta é uma forma de disseminar seu pensamento para um número maior de pessoas. “Gosto dessa perspectiva, é como se as pessoas estivessem compartilhando não apenas o produto, mas também o meu olhar”, explica. “Isso pra mim é muito gratificante, mais até do que ser premiado”, complementa.
O catarinense nascido em 1981 teve seu primeiro contato com a indústria de mobiliário aos 16 anos e sua trajetória foi intensiva. “Eu tive muita sorte... Noto que muitos designers não têm essa vivência de chão de fábrica. Hoje, quando vejo um copo, por exemplo, consigo visualizar todo seu processo de criação, do vidro cru ao polimento. Olho um caderno e me vem à mente todo processo desde o plantio. Minha cabeça é cartesiana, gosto de pegar qualquer coisa e fragmentar em inúmeras partes para entender as etapas e depois voltar ao produto pronto. Acredito que foi bom também estar numa cidade pequena, ter frequentado uma escola técnica e ter conhecido diversas fábricas, além de ter passado por todos os estágios”.
Essa experiência com a indústria lhe proporcionou uma vasta bagagem para conciliar design, produção e aceitação de mercado. “Busco a racionalidade, a geometria simples, em formas puras com estética atemporal. Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã”.

 

Faça sua assinatura e saiba mais. Clique aqui

Nenhuma edição encontrada.
Nenhuma edição encontrada.