Revista Merkado » DECOR
tera 13 de outubro de 2015, por: Equipe Merkado

Eliana Saliba: designer, ceramista, gestora e agora lojista...

Afinal, o que é empreender? É o que Eliana Saliba vem fazendo na cidade de Piracicaba com o ateliê de cerâmica que leva seu nome. Ela uniu autonomia, dedicação e o diferencial de ousar, experimentando novidades sem medo do risco inerente ao empreendedorismo.
Formada em Comunicação Social com pós-graduação em Marketing, Eliana trabalhou na área até a década de 90. Quando voltou dos EUA (Califórnia), onde morou por um ano, por causa do súbito falecimento de sua mãe, começou a questionar o rumo que queria dar a sua vida profissional.
Foi quando recebeu o convite de uma amiga para fazer o curso de cerâmica em Campinas com a ceramista Vera Vicente, que hoje vive no Canadá. “O ‘bichinho’ da Cerâmica me pegou logo de cara para valer, confesso. A partir daí comecei a frequentar outros cursos de cerâmica e abri um pequeno ateliê com um torno e um pequeno forno”, comenta.
Além do curso com Vera Vicente, Eliana esteve com Jerry Caplan, Sara Carone, Akio Takamori e participou do “Ceramic Millenium” - I Congresso Internacional de Cerâmica, em Amsterdam, Holanda.
Eliana iniciou produzindo peças decorativas e utilitárias – vasos, xícaras, objetos de decoração – e as vendia, entre outras, para a Loja House Garden da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo.
Em 2003, quando uma amiga solicitou duas arandelas para o lavabo da Mostra Piracicaba Decor, Eliana passou a direcionar seu trabalho somente para luminárias. “Fiquei encantada com a luz dentro da cerâmica, a peça ‘cresce’ com a luz”, considera. “Gosto muito de trabalhar com a cor natural das argilas, isentas de esmalte, já que a forma, o design e a luz são suficientes para dar vida à peça”, completa.
Já se vão 18 anos de ateliê, sempre no mesmo ponto, uma rua de comércio no centro da cidade paulista de Piracicaba. E é de lá que saem altas produções. “Trabalhamos com uma equipe enxuta de 4 pessoas e, quando necessário, terceirizamos mão-de-obra. Fazemos todo o processo, desde a criação, compra de matéria-prima, produção da peça, instalação elétrica e venda direta para lojistas. Agora, estamos também trabalhando com o cliente final”, explica.

 

 

Faça sua assinatura e saiba mais. Clique aqui

Nenhuma edição encontrada.
Nenhuma edição encontrada.