Revista Merkado » DECOR
quarta 24 de fevereiro de 2016, por: Equipe Merkado

Peças inovadoras com excelência e assinatura internacional

Presente no Brasil desde 2004, a Mantraco do Brasil, detentora da marca espanhola, vem importando e distribuindo luminárias decorativas e técnicas para as principais boutiques e lojas de iluminação de todo o território nacional.
São peças exclusivas desenhadas pelos renomados Lighting Designers espanhóis Santiago Sevillano, Hugo Tejada, Jose Ignacio Ballester e Manel Llusca e Carlos Santolaria, da Santolaria & Llusca.
A marca mAntra é mundialmente conhecida já que marca presença nas principais feiras internacionais. Suas peças são apresentadas todos os anos nas feiras de Hong Kong, Milão, Frankfurt, Rússia, Paris e Valência. No Brasil, é presença certa na Expolux.
Aqui, vamos conhecer um pouco mais sobre a história dos mAntra lighting designers, cada um com sua maneira de pensar e desenvolver os produtos, mas todos contagiados pela perfeição e pela inovação na hora de criar. Com residência na Espanha, eles fazem suas criações a partir da sede em Valência, e as peças assinadas são comercializadas na Europa, Ásia, Reino Unido, Brasil e América Latina.

Santiago Sevillano
O designer é natural de Meliana, uma pequena cidade perto de Valencia e do mediterrâneo onde reinava a arte. Às voltas com uma cultural muito artesanal e de excelente potencial criativo, Santiago escolheu o curso de Design Industrial e, trabalhando, rapidamente se envolveu com todas as áreas do design.
Cursou também Engenharia Mecânica e Arquitetura. Durante 6 anos dividia seu tempo entre atuar como designer de interiores em várias empresas e em seu próprio estúdio.
” Eu comecei com a mAntra lá por 2002. Antes eu trabalhava desenvolvendo luz técnica, móveis, mesa para apoiar computador, ilustração e dava aula de Autocad na universidade de Valencia”, comenta o designer.
Signatário de várias coleções para a mAntra, Santiago acredita que a criatividade vem na hora que se faz necessária. “Desenvolvemos nosso trabalho pensando nas necessidades humanas. Eu adoro trabalhar perto dos meus clientes porque eles sabem o que precisam”.
“Meus clientes me trazem experiências internacionais, coloridas, divertidas, inteligentes, rápidas e elegantes. O que guia o trabalho é estar sempre focado no mercado e no cliente”, completa.
Segundo ele, não é possível elencar preferências, pois toda vez que vê um projeto seu no mercado, é como se recebesse um prêmio. Seu maior desafio, entretanto, foram os moldes de plástico para a mAntra. “Agora estou focando na utilização do LED, mas sempre mudando e também seguindo o contrato”.
Santiago atrela o sucesso dos designers a muito trabalho. Um trabalho focado no mercado, nos consumidores, nas empresas, tentando melhorar o mercado com seu trabalho, e não o mundo.
“O designer é outro pedaço da engenharia. Você precisa aprender alguma coisa todo dia, precisa visitar todas as feiras, ter reuniões, fazer perguntas, aprender e se mexer. É preciso entender que vivemos num mundo de novidades, que nunca se sabe de onde a receita pode vir. Portanto, não fique na sua casa fazendo desenhos e esperando que alguém vá até você; se você não se mexer, não se comunicar, muito provavelmente você não terá sucesso”, alerta.
“Nunca trabalhe de graça, o dinheiro é o sangue do profissional, melhor um pouco do que nada”, conclui.

Coleção Mauí
Com design inovador, os pendentes da Mauí trazem tanto iluminação direta como indireta, proporcionando aconchego ao ambiente. As peças foram produzidas em dois diferentes acabamentos: polímero de madeira (Ref. 4811) e polímero branco (Ref. 4810). Modernas e arrojadas, foram desenvolvidas para o uso de LED com potência de 25W, 2070 lumens e 3000K de temperatura de cor.

 

Faça sua assinatura e leia mais. Clique aqui

Nenhuma edição encontrada.
Nenhuma edição encontrada.