Revista Merkado » DECOR
segunda 18 de maio de 2015, por: Equipe Merkado

José Marton: da infância inventiva ao mundo das transformações

Para José Marton, considerado um artista multimídia, a arte transpõe as barreiras profissionais e faz parte de sua vida, ou melhor, é sua vida.
Nascido nos anos 60, década marco para as artes, ele foi da infância inventiva, onde explorava e criava seus próprios brinquedos, a um universo particular de criações, paixão, empenho e voracidade em aprender, que transformaram o aprendiz em mestre. Concluiu a universidade com expertise de poucos, levando além da bagagem cultural, uma viagem à Paris, no Salão Universitário Nacional de Artes Plásticas.
Marton é formado em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (SP) e há quase três décadas ele se dedica à pesquisa e implementação de novas tecnologias e materiais.
“Trabalho com design de produto desde 1990, primeiro atuando na área de artes visuais, criando novos suportes para este segmento. Talvez por ter crescido dentro de uma marcenaria, que após duas décadas se transformou numa indústria de móveis em série para o mercado popular, sempre senti muita vontade de criar algo para atingir outro público-alvo”, comenta o designer.
Numa meteórica ascensão profissional, Marton criou em 1995 a marcenaria Marton+Marton - referência em arte, design e arquitetura - que fez seu nome e obra brilharem nas passarelas mais requisitadas do cenário fashionista, com cenografias deslumbrantes e mais de 300 clientes satisfeitos.
Imortalizou seu nome na sedutora arquitetura de varejo, criando em 2001, uma das maiores revoluções do mercado de design - o sistema inédito de produção de acrílico listrado -, dando início à série de objetos Entrelinhas. Com ela, Marton recebeu, além do registro de patente, diversos prêmios como o Inovação em Acrílico pelo INDAC (Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico) e, em Hannover, o iF Awards 2006/2007.

 

 

Faça sua assinatura e saiba mais. Clique aqui

Nenhuma edição encontrada.
Nenhuma edição encontrada.