Revista Merkado » DECOR
segunda 21 de novembro de 2016, por: Equipe Merkado

A irreverência e naturalidade de Cristiana Bertolucci

Formada em design e com especialização na Itália, Cristiana Bertolucci trabalha há mais de 30 anos com criação e desenvolvimento de luminárias decorativas.


Por mais de 25 anos foi sócia e designer da empresa fundada por seu pai, a Bertolucci Iluminação, onde pode desenhar milhares de modelos que até hoje estão em produção. Há 6 anos, resolveu seguir carreira solo e criou um estúdio que leva seu nome. “Minhas atividades continuam as mesmas, criar e desenvolver luminárias”, diz a designer. “Já são mais de 300 modelos, entre peças contemporâneas que produzo em série; e peças mais exclusivas, onde arte e design se fundem”, completa.


Considerando que o design hoje é de fundamental importância, Cristiana sabe que queremos conviver com objetos que, além da função, tragam significado, identificação, que sejam belos, amistosos, provocadores, irreverentes, que tragam algo a mais para o nosso dia-a-dia.


Ela trabalha muito com materiais como o latão, cobre, bronze fundido, ferro forjado, madeira, cimento, entre outros. “Fui uma das primeiras designers a trabalhar com o cobre, quando ele ainda não era utilizado na iluminação”, comenta. “Hoje, o cobre é um material largamente utilizado para isso”, complementa.


Procura sempre explorar novos materiais, no entanto, os que mais a atrai são os naturais. A designer não se interessa em trabalhar com materiais sintéticos ou materiais frios, preferindo os que se expressam por si só, os que trazem a natureza pra mais perto do usuário, além de optar por técnicas mais artesanais e por processos produtivos onde a imperfeição da humanidade possa ser vista. “Gosto quando o bronze ou o cobre natural de minhas luminárias começam a envelhecer e mostrar a passagem do tempo. Isso é especial e único. Queremos objetos únicos.”

 

Fotos: divulgação

Faça sua assinatura e leia mais. Clique aqui

Nenhuma edição encontrada.
Nenhuma edição encontrada.