Revista Merkado » DECOR
segunda 18 de maio de 2015, por: Equipe Merkado

Amélia Tarozzo: basta saber olhar e não ter preconceito

É com esta frase que a designer Amélia Tarozzo começa a explicar o que inspira seu trabalho de criação. ”Minha inspiração vem especialmente da arquitetura; casas, prédios, pontes, torres, todo elemento arquitetônico me inspira demais. Também coisas simples do cotidiano, a natureza, uma viagem, animais, a moda, tudo é motivo para criar! Basta saber olhar e não ter preconceito.”
Amélia Tarozzo Design é uma marca de móveis autorais, customizados, feitos em madeira maciça e mdf laminado. Os móveis são fabricados artesanalmente, seguindo as técnicas de encaixe da marcenaria antiga. Todas as peças são exclusivas, feitas sob medida em diversas opções de madeira.
A designer mantém uma parceria consolidada com a tradicional indústria moveleira gaúcha Schuster Móvel & Design, fabricante da maioria de suas criações.
São móveis atemporais, de desenho puro, geométrico e contemporâneo, inspirados na arte, na cultura brasileira, no design de objetos, na arquitetura e em pequenos detalhes do cotidiano que nos passam despercebidos. Os projetos têm como princípio características fundamentais para um bom desenho como conforto, ergonomia, funcionalidade, estética inovadora e uso responsável da matéria prima.
Arquiteta formada pela FAAP-SP e técnica em marcenaria pelo Atelier da Madeira na Lapa, Amélia sempre gostou de desenhar. Ela conta que, na faculdade, a disciplina que mais lhe interessou foi a de designer de produtos, e mesmo assim demorou quatro anos para se encontrar na profissão.
“No final de 2003, quando finalizei um projeto de voluntariado, resolvi fazer uma análise e retrospectiva do meu trabalho e vida. Pontuei minhas habilidades e desejos e foquei no design de mobiliário”, diz a designer. “Meu avô paterno teve uma fábrica de móveis por 50 anos em Ribeirão Preto, e com certeza isso influenciou minha escolha”, completa.

Nenhuma edição encontrada.
Nenhuma edição encontrada.