criAtivos Made in Brasil » Arte & Decor
segunda 01 de maio de 2017, por: Equipe Merkado

Varandas: cantinho especial seja qual for a estação

Quem nos traz valiosas dicas e mostra suas inspirações para as varandas gourmet é a Arquiteta Érica Salguero, uma jovem arquiteta e decoradora dedicada e amante da sua profissão. Cada vez mais as varandas gourmet estão presentes nos novos empreendimentos imobiliários. O espaço pode ser explorado e aproveitado de inúmeras formas, como área de lazer com churrasqueira, bancada com cooktop, adegas, lareiras, cantinho para as crianças, sala de jogos ou de música e em muitos casos, torna-se uma extensão da sala ou cozinha, o que é muito comum. “A varanda, quando bem explorada, acaba se tornando aquele ambiente favorito da casa, ótimo para receber amigos e familiares”, diz a Arquiteta Érica Salguero.

A arquiteta ainda reforça que investir em móveis confortáveis e iluminação adequada, é essencial para criar uma atmosfera aconchegante a um ambiente voltado para relaxamento e refúgio. Independentemente do tamanho da varanda, é possível usar a criatividade para inovar e aproveitar o espaço da melhor forma possível. “No verão, podemos ter um espaço fresco, com boa ventilação e luz natural; no inverno, as lareiras são uma ótima opção para criar um ambiente quentinho! Há quem prefira investir em uma horta, são diversas possibilidades”, explica Érica. Diante de tantas possibilidades, ela preparou uma espécie de passo-a-passo para a criação deste espaço:

1 - Primeiramente, faça uma avaliação do espaço e escolha o tipo de decoração que gostaria de aplicar em sua varanda. É interessante que ela ‘converse’ com os outros ambientes da casa, já que a varanda, em geral, está integrada a espaços como living, jantar ou cozinha.


2 - Você pode usar as cores que mais lhe agradam, pois tanto os tons fortes como os suaves fi cam bem nesse ambiente. Procure usar almofadas coloridas, harmonizando-as com os tecidos dos móveis.


3 - Aposte na decoração rústica com painéis e móveis em madeira de demolição, que deixam o ambiente despojado e
aconchegante. Outra dica são os revestimentos que imitam madeira e os azulejos coloridos.


4 - Móveis em fi bras naturais também são indicados. Posso até dizer que é uma ótima escolha! Porém, se o local recebe um pouco de sol, o mais indicado são as fi bras sintéticas.


5 - Complemente a decoração com objetos contemporâneos.Coloque um pendente acima da mesa, use um garden seat como mesa lateral, use plantas e fl ores da estação.


6 - Lareiras também são sempre bem-vindas. Não esqueça que sua varanda estará a sua espera também nas estações mais
frias como outono e inverno.


7 - Em área abertas utilize sempre móveis que resistam às possíveis chuvas, e tenha cautela com alguns materiais que possam desbotar com a incidência dos raios solares. Procure sempre fazer uso de persianas e cortinas para protegê-los.

 

 

Fotos: divulgação

Faça sua assinatura e leia mais. Clique aqui

Outras Matérias

Nenhuma edição encontrada.
Nenhuma edição encontrada.